Costa Rica

“Até agora só recebemos promessas da Prefeitura, precisamos de ação, a coisa tá caótica!”, desabafa voluntária que criou Petição para garantir castração gratuita de fêmeas em Costa Rica

Assine a Petição e ajude na causa animal

Imagem: Divulgação

Cansada de promessas, a voluntária independente da causa animal Ianne Eduarda Santana, 27 anos, abriu no último dia 23 de outubro de 2022, uma Petição para conseguir voltar a garantir a castração gratuita de fêmeas na cidade de Costa Rica-MS. Ajude a causa Animal, clique aqui e assine.

“Se você também é a favor da liberação da castração das fêmeas de forma gratuita, assine essa petição! Conto com a ajuda de todos vocês para conseguirmos o maior número de assinaturas e assim seguirmos na luta pelos animais”, consta no texto de apresentação da Petição. 

Em entrevista exclusiva a reportagem do Costa Rica em Foco, a estudante de medicina, afirmou que “o principal motivo da iniciativa é o cansaço das protetoras que há um bom tempo vem fazendo o papel do Estado, do município. De todas as medidas que precisamos que sejam tomadas, acho que a mais urgente é a castração de fêmeas, porque entendo que controlar a quantidade agora é o mais importante”, argumentou Ianne Eduarda.

A voluntária independente também complementou que ouviu comentários que estão querendo chipar os animais em Costa Rica. “Parece que tá em andamento uma conversa de colocarem chip nos animais, não precisamos de chip, precisamos do básico, que é castração, vacina e ração. E até agora só recebemos promessas da Prefeitura. Precisamos de ação, a coisa tá caótica”, cobrou.

Resgate

Na noite de ontem (28), outra protetora independente, Aline Braga Lima Godoy, 39 anos, postou nas redes sociais que haviam feito o resgate de mais um animal que estava desnutrido, doente e jogado na rua. “Menos um animal na rua.. Retirado da Praça Central agora a noite… Infelizmente é uma fêmea e não é castrada”, lamentou a voluntária ao criticar o prefeito, delegado Cleverson Alves dos Santos (PP), que disse durante entrevista em uma emissora de rádio da cidade que vai chipar os animais da cidade. 

“Alguém avisa ao Sr Prefeito que Chip não é anticoncepcional… Precisamos de CASTRAÇÃO PARA FÊMEAS!!”, disse indignada Aline Godoy que também alertou sobre a má qualidade do serviço de castração de machos na cidade. “Está tendo uma péssima gestão e o prefeito me abre a boca pra falar que os agentes de saúde passam nas casas fazendo agendamento. Ele é tão desinformado. Que isso é mentira!!! Tenho 3 gatas castradas, 2 cachorras que cuido na rua, castradas E NUNCA um agente de saúde me perguntou quem cuida ? São castrados? Nunca!

Aline Godoy fez questão de reforçar que se a castração de machos está baixa é porque não há um serviço eficiente, um trabalho de divulgação, conscientização, um trabalho formiguinha de busca ativa para castrar os machos. “Não conseguem promover a castração de machos e acham mesmo que vão chipar todos os animais da cidade? Cansada de tanta conversa fiada! Desculpem o desabafo aqui, mas quem cuida de ninhadas nas ruas, trata de animal doente nas ruas sabe como é difícil ouvir certas coisas de uma pessoa que acha que somos burras”, declarou indginada finalizou Aline Godoy.

"A Prefeitura foi capaz de promover cinco dias de festa no ExpoRica, gastou muito dinheiro para isso. Agora promover a castração de fêmeas na cidade não é algo que vai demandar muito dinheiro e é algo muito simples de se fazer e parece que eles não têm essa capacidade. Eu entendo que eles não sabem, não têm noção, não vivenciam o dia-a-dia da luta em defesa e proteção da causa animal. Então eu percebo que para fazer festa eles são muito bem capacitados, mas com um assunto que eles não dominam e que não é de interesse deles, eles não procuram se informar. E posso garantir que não foi por falta de conversa com as voluntárias. Estamos cansadas de enxugar gelo!", finalizou Aline Godoy.

Ianne e Aline fazem parte de uma pequena parcela da sociedade costarriquense comprometidas com a causa animal. Elas juntos com os dois grupos de voluntárias independentes, Ajude um Focinho e Bicho sem Dono, fazem um trabalho formiguinha de conscientização, proteção e defesa dos animais.