Dona Tereza e Dr. Maia falam das suas propostas como pré-candidatos à vereadores
Dia 02 de junho (sábado), lançamento da pré-campanha de Waldeli, no Clube
| Costa Rica em FocoNa manhã desta quinta-feira (24) a dona de casa Terezinha Carolina do Amaral (PR) “Dona Tereza” juntamente com o advogado e vereador José Augusto Maia Vasconcellos (DEM) “Dr. Maia” participaram de mais um bloco de entrevistas que a Rádio Globo Costa Rica está fazendo com os pré-candidatos a vereadores e a prefeito do município.
Dona Tereza
Costarriquense de coração, a pré-candidata a vereadora Dona Tereza é casada e mora em Costa Rica há 31 anos, ela abriu sua entrevista enfatizando seu bom relacionamento com sua família e amigos.
“Meu marido, meu filho, meus irmãos, cunhadas, meus amigos, as pessoas que freqüentam a minha casa todos estão me apoiando nessa nova jornada, destacou e disse ainda “eu sou a Dona Tereza Bezendeira, e quero dizer aos meus amigos que conto com eles nessa nova caminhada, porque assim como eles têm Fé e confiam em mim e em Deus, assim eu também confio neles que a gente vai chegar lá”, declarou.
Dona Tereza conta que o desejo de ser pré-candidata a vereadora veio da influência dos amigos. “Eu gosto da vida pública. Na eleição passada eu entrei para competir, agora eu não vou competir não eu vou entra para luta”. Para ela a atuação do vereador deve ser em parceria. “Sozinho nós não fazemos nada por isso precisamos trabalhar para o bem de Costa Rica e da região, e também daquele que vem em busca de nós”, disse.
Durante a entrevista, a pré-candidata destacou que se identifica mais com as áreas da Saúde e Educação. No ponto de vista dela, para melhorar Costa Rica, na área de Saúde, é preciso montar um UTI. “Muita gente perde a vida antes de chegar a Chapadão do Sul ou Campo Grande (MS) por causa da falta de aparelhos e também medicamentos”, descreveu.
Sobre o seu partido o PR, Dona Tereza disse que está muito satisfeita. “Eu estou lá no partido com uma pessoa que tem muita dignidade, que sabe administrar as coisas e por isso eu estou muito feliz, e vou em frente até o final”, ela finalizou agradecendo a todos os ouvintes “saibam que eu estou muito satisfeita de estar aqui e conto com o apoio de todos vocês e que confiem primeiramente em Deus, depois no nosso pré-candidato que vai chegar lá. Eu estou muito feliz de estar do lado dele e sei que a maioria das famílias também quer o retorno dele e não é agora que ele vai nós deixarmos na mão, e nem nós vamos deixar ele”, concluiu Dona Tereza.
Dr. Maia
Costarriquense de coração há 25 anos, o vereador Dr. Maia é casado e tem um casal de filhos. Ele destacou durante a entrevista que pleiteia sua reeleição e para isso trabalha com o foco voltado às famílias de baixa renda e aos idosos. O pré-candidato destaca que seu partido, o Democrata (DEM) é um partido que sempre esteve na ativa em todas as situações de Costa Rica “e não seria agora que o Democrata iria se furtar de participar do desenvolvimento de Costa Rica”. Dr Maia avalia que existem vários pontos em Costa Rica que precisa de socorro.
“Por exemplo, se você pegar uma administração que tente solucionar por definitivo o estacionamento da Avenida José Ferreira da Costa, você vai proporcionar comodidade e conforto para a sociedade. Se tentar colocar escolas em período integral, principalmente para atender os alunos da zona rural, eles poderiam frequentar essa escola três vezes por semana, tenta atrair para a cidade o maior número de pequenas empresas, lutar para a pavimentação asfáltica de Costa Rica/Paraíso, Costa Rica/Figueirão e Costa Rica/Fazenda Planalto, câmeras de monitoramento, creches, cursos profissionalizantes, internet popular, conjunto habitacional”, destacou.
Dr. Maia conta como surgiu o desejo de ser vereador. “Eu acredito que é um pouco hereditário, porque meu tio - irmão do meu pai - foi prefeito por duas vezes em Pereira Barreto, meu primo deputado Estadual Diogo Tita já foi prefeito por duas vezes em Paranaíba (MS), tenho primos que são vereadores, e por ai vai”, relatou Dr. Maia que acrescentou que um pouco também é por gratidão pelo fato de ter chegado à Costa Rica e conseguido conquistar as coisas “você tem que dar um pouco de si e eu tento da melhor maneira possível retribuir tudo que Costa Rica fez, não só por mim, mas por toda a minha família e meus amigos, por isso eu entrei na política”.
Para Dr. Maia, a pessoa que pleiteia um cargo público tem que ter consciência que ela passa a ser diferente do cidadão comum “por isso no meu entender como homem público essa pessoa tem que ter o pensamento da coletividade, não adianta a pessoa querer atender a região A ou B, você tem que estar pré-disposto para atender os interesses da coletividade. Curral eleitoral, isso é do tempo do coronelismo, hoje não, hoje se chama democracia e você tem que abraçar todas as pessoas que ti procuram”, declarou.
Sobre a posição política da família, Dr. Maia afirma que tem 100% do apoio deles. “Toda pessoa que quer ser candidata, entra para a vida pública, a primeira coisa que ela tem que ter é o aval incondicional da família e eu graças a Deus tenho, assim como o apoio dos amigos”, disse o pré-candidato que terminou sua entrevista agradecendo a todos que ouviram o programa “saibam que vocês sempre irão encontrar em mim um amigo. Hoje os eleitores são completamente inteligentes, eles sabem separar o abraço do amigo do abraço do interesseiro, então graças a Deus a sociedade de Costa Rica é muito inteligente e preparada politicamente para saber separar o joio do trigo”, finalizou.
Entrevistas
O diretor da Rádio Globo Costa Rica, Paulo César Gabaron Vargas ressalta que as perguntas serão praticamente as mesmas para todos os pré-candidatos, porém, elas podem mudar de formulação, podendo haver acréscimo ou supressão, visto que cada pessoa entrevistada tem uma característica diferente, mas no geral, o foco das perguntas será o mesmo. Todos os presidentes de partidos em Costa Rica receberam um ofício informando sobre o espaço que a Rádio Globo estaria abrindo para as entrevistas.