Política

Ponte da Rota Bioceânica ultrapassa 70% de execução e projeta Mato Grosso do Sul como centro logístico global

Deputado Paulo Corrêa celebra avanço das obras e destaca potencial do Estado como elo estratégico entre o Brasil e o mercado asiático

Imagem: Divulgação / Assessoria Parlamentar

As obras da ponte internacional sobre o Rio Paraguai, que liga Porto Murtinho (MS) a Carmelo Peralta (Paraguai), atingiram um marco importante: mais de 70% de execução. O projeto, considerado o maior símbolo da Rota Bioceânica, avança em ritmo acelerado e concentra atualmente os trabalhos na operação do trem de avanço — equipamento essencial para conectar as estruturas dos dois países e consolidar a travessia internacional.

Para o deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB), engenheiro e 1º secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, a ponte representa um novo capítulo no desenvolvimento do Estado e na logística brasileira.

“Estamos acompanhando de perto esse avanço extraordinário. A ponte da Rota Bioceânica não é apenas uma conexão física entre Brasil e Paraguai — ela é uma ponte para o futuro do nosso Estado, que vai se tornar o principal corredor de exportação para o mercado asiático”, afirma o parlamentar.

Com investimentos de mais de 100 milhões de dólares, provenientes da margem paraguaia da usina Itaipu Binacional, a previsão é que a ponte seja concluída no segundo semestre de 2026.

Novo corredor internacional deve reduzir custos e tempo de transporte
A ponte faz parte do ambicioso projeto de integração sul-americana que vai ligar Brasil, Paraguai, Argentina e Chile por meio de um novo corredor rodoviário. O objetivo é permitir que a produção brasileira — especialmente do agronegócio — chegue aos portos chilenos no Oceano Pacífico com até 7 mil quilômetros a menos de trajeto e redução de até 20 dias no tempo de transporte. A estimativa é que os custos com frete diminuam em cerca de 23%.

“Esse novo caminho vai encurtar distâncias, baratear fretes e abrir novas possibilidades de negócios. E Mato Grosso do Sul está no coração dessa transformação. O nosso Estado será o elo entre o Brasil e a Ásia”, reforça Corrêa.

O parlamentar também destacou o papel do governador Eduardo Riedel na condução da agenda logística do Estado. “O governador Eduardo Riedel tem sido incansável na articulação dessa grande obra. Ele entende que infraestrutura é o caminho mais eficiente para garantir emprego, renda e competitividade para o nosso povo”, pontuou.

A Rota Bioceânica é uma das prioridades estratégicas do governo estadual, que aposta na integração continental para reposicionar Mato Grosso do Sul no cenário geopolítico e comercial internacional.

“A magnitude dessa obra vai muito além da engenharia: ela representa independência logística, integração sul-americana e uma nova era de prosperidade para Mato Grosso do Sul e para o Brasil”, conclui Paulo Corrêa. (Com informações Assessoria Parlamentar).