Segurança Pública

Peritos criminais participaram do Seminário “Autodeterminação e multidisciplinariedade como pilares das ciências forenses”

“A nossa natureza como Polícia Científica envolve conhecimento, pesquisa, estudo, então, treinamentos e capacitações são de grande importância para nós, por isso, parabenizo o Sinpof/MS por essa ação”, destacou o coordenador-Geral de Perícias da Polícia Científica de MS, José de Anchieta

Peritos criminais participaram de mais uma etapa do XXI Seminário Regional dos Peritos Oficiais de Mato Grosso do Sul, promovido pelo Sinpof/MS - Sindicato dos Peritos Oficiais Forenses - que aconteceu na sexta (22) e sábado (23), na sede do sindicato, em Campo Grande/MS.

Foto: Divulgação - Assecom Sinpof/MS

Com o tema “Autodeterminação e multidisciplinariedade como pilares das ciências forenses”, o seminário contou com uma programação voltada para peritos oficiais forenses e estudantes.

"Nossa intenção é proporcionar um momento de conhecimento e atualização para nossos associados, por isso, a programação do seminário incluiu cursos e palestras com profissionais altamente gabaritados", afirmou o presidente do Sinpof/MS, Francisco Orlando de Almeida.

O evento também contou com a presença do coordenador-Geral de Perícias da Polícia Científica de MS, José de Anchieta, e do diretor do Instituto de Criminalística, Emerson Lopes.

“A nossa natureza como Polícia Científica envolve conhecimento, pesquisa, estudo, então, treinamentos e capacitações são de grande importância para nós, por isso, parabenizo o Sinpof/MS por essa ação”, destacou o coordenador-Geral de Perícias da Polícia Científica de MS, José de Anchieta, durante a abertura do seminário.

“O aprimoramento técnico é fundamental para que nossos trabalhos sejam realizados com a qualidade que a sociedade merece. A perícia busca sempre um resultado que vai trazer justiça para quem sofreu alguma situação e precisa que nossos laudos sejam conclusivos, robustos”, pontou o diretor do Instituto de Criminalística, Emerson Lopes.

Programação
No seminário, os peritos criminais Alexandre Fontoura, Mariane Moraes, Kristian Viégas e Lucas Pereira, lotados no NPE - Núcleo de Perícias Externas - do IC - Instituto de Criminalística - ministraram o Curso de Aperfeiçoamento em Acidentes de Trânsito.

Também foram abordadas questões técnicas e métodos específicos para identificar falsificações e alterações em documentos oficiais e autenticidade de assinaturas na palestra sobre Grafoscopia e Documentoscopia, com o perito criminal federal Erick Camara.

A programação incluiu ainda o curso de Sexologia Forense e a palestra sobre Perícias em documentos Médicos Legais com o Chefe do Núcleo de Medicina Legal da Unidade Regional de Perícia e Identificação de Costa Rica, perito médico legista Leonardo Pereira.